sábado, 21 de março de 2009

O C D E

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIENTO ECONOMICO. É o chamado Grupo dos Ricos. Tem sede em Paris e reune us 30 países que juntos produzem mais de 50 % do PIB mundial. Essa organização emitiu um relatorio ácido sobre o desenvolvimento do Brasil. Como nós que vivemos aqui, sabemos que a prioridade dos nossos politicos é se manter no poder e para isso cara de pau, demagogia e benesses com dinheiro público são suas atividades principais. O Brasil simplesmente deixou de buscar mercados e ainda fez mais: relaxou nas parcerias comerciais com EUA e Europa. Preocupa-se agora muito mais com objetivos geopoliticos, não comerciais. Eis os principais pontos do relatorio:
- Estagnou no mercado externo.
- Optou por parceiros geopoliticos e não comerciais. (Lixo politico do tipo de Hugo Chaves, Evo Morales, Rafael Correa e agora o Obispo Lugo do Paraguay).
- Não liberalizou o comercio.
- Negligenciou a aproximação com Europa e EUA.
- Tem indicadores mediocres de governança.
- Sofre com falta de infra-estrutura, estradas e portos.
- Possui baixa qualidade regulatoria.
- Detem altos indicadores de corrupção.
- Minou a união aduaneira do Mercosul (aceita e impõe barreiras aduaneiras, taxas).
Por ai ja podemos traçar um prognostico de como será o nosso futuro. Voltaremos a passar o pires junto ao FMI. Aliás, voces ja repararam como os governantes brasileiros estão sempre numa posição inferior na comunidade internacional? De pedintes? Isso é nojento. Ocorre porque o "povo" elege o lixo politico, não a excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário