sábado, 12 de março de 2011

A DEMOCRACIA E OS IDIOTAS

Assisti pela 2ª vez a excelente entrevista com Demetrio Magnoli e Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC/SP, ambos discutindo com a banca do Canal Livre a situação do Egito e da Libia, em particular. Enquanto deliberavam, pus-me a pensar: a Democracia nasceu e morreu na Grécia Antiga, com os pais da Filosofia. Os romanos dominaram o mundo da sua época, chegando ao requinte de possuirem dois impérios diferentes. Gengis Khan dominou quase todo o mundo da sua época. Os muçulmanos tambem dominaram o mundo de sua época, 800 anos atras. Detalhe: sem Democracia. Todas as grandes nações hoje conhecidas como de Primeiro Mundo chegaram lá servindo-se de sistemas totalitários, com alguem um ou grupo de pessoas fortes, dominadoras, que impuseram suas marcas pessoais de desenvolvimento. A Democracia, como hoje conhecemos, surgiu após 1776, ano da Independência dos EUA. O próprio Brasil, só saiu da era agricola para a industrial sob a batuta forte de Getulio Vargas. Aliás, esse país só avança de fato sob ditaduras, infelizmente. Quando em democracias, o que avança mesmo são os "negucinhos" particulares dos politicos. São esquemas e mais esquemas, todo dia tem um na TV e nos jornais. E qualquer um  que se der ao trabalho de pensar um pouco verá que a Democracia é um sistema de governo muito novo para ser declarado como provado e aprovado. Pode ser aprovado em paises desenvolvidos, com indice zero de analfabetismo. Jé em paises de Terceiro Mundo se presta mesmo é para todo tipo de falcatruas e roubalheiras, pois o que não nos falta são analfabetos e idiotas. Infelizmente, repito.          

3 comentários:

  1. Oi,

    Analfabetos e idiotas. Doutores e mentirosos; cultos e crédulos.

    O que reina absoluto na Terra é a PLUTOCRACIA, embora a intelectualidade que tem vez e voz na mídia diga que não há mais plutocracia no mundo. Engana-se o povo e mantém-se o mesmo fiel aos interesses do grande poder econômico, como, quando e quanto interessar ao mesmo.

    Basta, porém, comparar o que significa plutocracia com o que ocorre no mundo de fato e não o que é contado pela mídia...

    Os EUA, p.ex., com os Bush faziam invasões e dominações em prol da pseudo libertação de povos. Agora, sob a batuta de Obama, incitam e patocinam as oposições de governantes não simpáticos à maior "democracia imperialista".

    Saúde e felicidade.

    ResponderExcluir
  2. JPM,
    Democracia de "brancos" é uma coisa. Democracia de "encardidos" é outra coisa. Entendido?

    ResponderExcluir
  3. Concordo JPM, essas "democracias" forçadas e baseadas na imbecilidade e analfabetismo não são democracias, são barracocracias!

    ResponderExcluir