ENTREVISTA
“O Brasil é uma falsa federação”
Roberto Romano, Filósofo e professor de ÉticaProfessor da Unicamp.
Roberto Romano diz que o Brasil ainda tem traços de Império e, por isso, sua política produz alianças absurdas.
Zero Hora – Há uma banalização das alianças?
Roberto Romano – Uma banalização inevitável dentro do nosso atual sistema. Hoje, 70% dos recursos arrecadados no Brasil seguem direto para os cofres federais. Depois, são distribuídos entre as regiões a partir de pactos políticos. Portanto, ocorre uma supercentralização do Estado. O presidente é cobrado para liberar mais recursos para quem o apoia e cede porque, sem apoio, não consegue governar.
ZH – Como se pode alterar isso?
Romano – O Brasil é uma falsa federação. Os Estados têm muito pouca autonomia. Enquanto o Brasil não deixar de ser um Império, necessariamente haverá fisiologismo no Congresso. Ninguém é reeleito sem levar recursos para sua região, e a forma como o parlamentar faz isso muitas vezes é contestável. É preciso lutar por uma federalização de fato, em que os Estados tenham mais autonomia e leis próprias, além de definições sobre percentuais da distribuição de recursos. Essa superconcentração de recursos estimula a corrupção, porque há intermediários demais.
ZH - 09 de maio de 2010 N° 16330
ZH - 09 de maio de 2010 N° 16330
Parece-nos, s.m.j., que nossas palavras estão fazendo eco um pouco mais longe que o Rio Grande. É exatamente esse o problema, a falta de respeito com que todos os cidadãos desse pais são tratados pela União. E respeitar siginifica abrir mão de receita, de dinheiro, de bufunfa, e poder, é claro. Por isso temos tantos Pai dos Pobres, Pai dos Loucos de Fome, Salvadores da Pátria e por ai vai. Morte a todos eles. Que se danem, nós queremos o que é nosso. Só isso.
ResponderExcluirIsso acontece porque ao contrário dos Estados Unidos (que ironicamente serviram de modelo), no Brasil a Federação fez os Estados, não os Estados à Federação. Lá se um estado decidir não seguir uma lei federal não segue e pronto. E se quiser sair da federação também é seu direito, a União não vai intervir militarmente.
ResponderExcluirFerdinand
"Lá se um estado decidir não seguir uma lei federal não segue e pronto. E se quiser sair da federação também é seu direito, a União não vai intervir militarmente."
ExcluirErrado, Ferdinand. A secessão de qualquer Estado americano é inconstitucional; a federação é indissolúvel. Abraço...
O Brasil é uma monarquia unitária disfarçada de federação...
ResponderExcluirInfelizmente como previram muito monarquistas à época da propaganda republicana,como joaquim nabuco, a república no Brasil nos transformaria em uma república oligárquica.
ResponderExcluirNada deu certo neste Brasil. Não deu a federação,a república nem democracia. Pratica-se OCLOCRACIA (democracia deturpada). Escrevi a respeito: "www.sul21.com.br/jornal/desmanche-ou-novo-pacto-da-federacão/"
ResponderExcluir