domingo, 25 de julho de 2010

SISTEMA PENAL x CRUELDADE

Entrevistando um renomado advogado criminalista e Professor de Direito sobre o caso Bruno, Dr. Fernando Góes, comentou ele que o Sistema Penal mais brutal do mundo é o dos E.U.A. e que nem mesmo assim a criminalidade diminui por lá. Freud já dizia: "SEM PUNIÇÃO, NÃO HÁ SOCIEDADE". E é bem assim mesmo, há que se punir e severamente os criminosos, pois quando cometem seus crimes não o fazem de maneira suave. Logo, não há porque se ter compaixão de quem não tem compaixão de seus semelhantes. Infelizmente, as leis brasileiras são feitas por criminosos, de colarinho branco, o que trás essa frouxidão no cumprimento das mesmas. Isso somado à falta de profissionalismo de muitos policiais, gera um clima todo de insegurança social. Sem falar do velho conceito burro brasileiro que Bandido é um Marginal que não teve a oportunidade de estudar. Mentira. Os milhões de brasileiros que todo dia encaram a luta pela vida sem matar, sem roubar, provam isso. É preciso sim ser duro com o criminoso, é preciso sim ser duro com o corrupto de colarinho branco, fazendo com que ele tenha medo de se envolver em ações fora da lei. Só isso vai colocar ordem nesse caos. Para nós, do PARTIDO ALFA, cada Estado é que deve ter permissão de fazer leis especiais para questões do crime, decidindo se deve ou não executar aqueles criminosos sem recuperação. Aliás, recuperação é uma ação que deve ser expressa, de forma sincera, pelo criminoso. Até que isso ocorra, ele deve pagar por seus atos errados. E só.     

7 comentários:

  1. Olá,
    Se o "rigor" resolvesse, aos tempos da ditadura não teriam sido criados tantos corruptos, aliás o golpe cívico-militar de 64 foi permeado de corrupção e uma das principais figuras daquele tempo, desde 1985 nunca deixou de ter influências EM TODOS OS GOVERNOS: José Sarney.
    Punir o bandido comum e funcionários públicos e políticos corruptos, sem punir os exploradores da mão de obra, os bandidos de escol, como os sonegadores, e os corrompedores, me desculpa, é chover no molhado.
    Citas Freud, eu menciono Daniel Goleman, psicólgo PhD norte-americano, que fala em sua obra, Inteligência Emocional, na diferença de termos e não termos esperanças. Paralelamente à ausência de esperança de vida digna para a grande maioria da população, cresce o consumo de álcool e drogas, notadamente, entre os jovens. Mera coincidência? Claro que não!
    O sistema espoliativo necessita que muitos sejam chamados, nasçam, e que poucos sejam os escolhidos, tenham vida digna, assim, precisa de muitos excluídos e a quase totalidade míope para não perceber o que é feito.
    Há poucos anos, alguns achavam que as câmaras de vigilância diminuiriam a criminalidade. Ledo engano, ou engodo de quem as quis vender.
    O ladrão usa o fruto dos seus atos para comprar cachaça e drogas. Mas de onde sai a comida que consome?
    Pela simples lei da oferta e da procura, se a elite dominante permitir que todos tenham oportunidade de trabalho, não teremos, em primeiro lugar, grandes acúmulos de riquiza, em segundo, a criminalidade ficará fácil de ser controlada e a corrupção não terá mais muito sentido. Quanta "gente boa" deixaria de encher os bolsos!
    Nunca podemos esquecer que por traz de cada funcionário corrupto que ganha uma moeda, tem um espertinho privado que ganha pelo menos 10 moedas. Muitas vezes quando o funcionário não se curva acaba até morto.
    Logo, como a elite dominante vai abrir mãos de sua fortuna e do seu poder?
    Eu não gosto de "apelações", mas tenho visto muita gente, e parece que é a linha editorial deste blog, repetindo velhas cantilenas que nunca funcionaram e nos trouxeram à situação de hoje,com esclusão, miséria e criminalidade crescentes.
    Se desejamos mudar, de fato, o curso da humanidade, devemos começar pelas coisas naturais e, como tal, óbvias. Todo ser humano nasce com necessidades e capacidade para suprí-las, logo, cabe ao poder constituído ser, concretamente, democrático e não plutocrático, como é de fato. Desta maneira, as autoridades devem criar mecanismos, e é fácil, para que todos possam exercer algum ofício, i.é, trabalhar e produzir. Isto não convém, diga quem quiser o contrário, provar nunca ninguém provará, aos donos do Grande Poder Econômico (a eleite dominante), este que banca, pelo menos os dois 1os. das pesquisas, em qualquer eleição, pois assim tem certeza de dias de tranquilidade e fartura.
    O resto, para usar a palavra usada nesta postagem, é mentira.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  2. Prezado JPMetz, gosto de discutir com pessoas inteligentes e não apenas aquelas que falam sem parar, repetindo cartilhas. A Inteligência Emocional trata do Individuo. Já Freud cuida dos grupos, da sociedade como um todo. Infelizmente, os militares, que já tiveram todo o poder nesse pais, um dia, não estavam providos de Inteligência e Conhecimento suficientes para mudar a História desse pais. Apoiaram Jose Sarney por que esse foi um dos primeiros a lamber-lhes as botas e sabiam sim de quem se tratava, um corrupto como muitos. Alias, quando se instaura um regime de força ocorre uma disputa para ver quem adere primeiro, a Igreja, a Justiça ou os Politicos. E lambem botas, sim. Em politica, nós, do Partido Alfa, nunca olhamos para um, trata-se sim do grupo, da sociedade como conjunto, sem individualismos. Se assim tivessem visto a coisa toda, teriam feito o que um Pinochet fez: assinou Decretos de Execução, 5.000 mais ou menos e abriu a Economia, privatizando. Quem é o Chile hoje? Um pais reconhecidamente de Primeiro Mundo. E isso tem a ver com o nivel de corrupção, com a Educação do povo, com a Saude da População. Aqui os milicos estavam mais para milicos soviéticos, estatizando e centralizando as Administrações em Brasilia(RFFSA, INFRAERO e outros). Resultado: sucateamento de tudo quanto prestava nesse Brasil. Partido Alfa não é apenas um Blog, é um Projeto sério e que está se organizando, a partir do Sul, para mudar a História. Nosso projeto é simples, chama-se T/3, Tudo por Tres e significa a independência economica de municipios, estados e da União, pois cada ente federado assumirá diretamente suas funções correspondentes e com recursos próprios, sem tráfico de influência como hoje funciona. Mas para chegar nisso vai ser preciso muita mudança. E o que sempre mudou as situações, ao longo da História, não foram os atos de amor, foram as bocas dos fuzis. Logo, não há que se falar de perdão, amor e respeito pelo ser humano, se esses mesmos seres humanos não nos respeitam em nossos direitos mais fundamentais, Saude e Educação, que significa simnplesmente o Direito à Vida. Vide tese em www.afederacaoalfa.blogspot.com. É muito claro. E agradeço pelos comentários. Contribuem muito, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Boca de fuzil e Pinochet, Municípios...
    Jamais terás um, sequer, município saudável se lá tiverem cidadãos explorados.
    É mais ou menos como o nosso corpo, como poderemos ter um fígado, pex, sadio se uma ou algumas células dele estiverem "destrunidas"? O que dirá quando a maioria está doente!
    A própria psiquiatria social apenas tem sentido a partir dos indivíduos, aliás, nenhum grupamento existe sem os integrantes.
    Um dos seguidores de Freud, Reich, foi preso justamente por abordar aspectos psiquicos individuais frente à economia.
    Quanto aos milicos, passaram 21 anos sendo comandados pelos civis, me desculpa, não há como concordar com a tua assertiva! O golpe cívico-militar de 64 aqui no Brasil, como de resto todos os golpes daqueles tempos, tinham um único objetivo, sugarem as riquezas naturais e explorar, além da conta, a mão de obra. Assim como o gen Pinochet que apenas e tão-somente seguiu ordens do Grande Poder Econômico.
    O propalado desenvolvimento chileno não se sustenta por muito tempo...falta lá, como cá e de resto em todo mundo, respeito aos sem influêncdias. A econ mundial é de papel, não tem lastro, prova está na última crise.
    O grande problema dos sem influências é que é mais fácil chegar-se a um acordo com meia dúzia sentados a uma mesa (O gde. poder econ) para discutirem se vão comer filé ou caviar, do que um milhão sentados à mesma mesa (os sem influências) para discutirem quem vai comer arroz e feijão hoje e quem terá direito a comê-lo apenas amanhã.
    Tomara que eu esteja errado, para o bem da raça humana, duvido muito, no entanto.
    Creio que discussões com argumentações lógicas e racionais possam ser a via para destronar as cerca de 200 mil famílias que dominam aecon mundial e fazem gato e sapato dos demais, inclusive dos muito bem de vida sem influências.
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  4. Novamente discordo de voce. Estás muito pessimista com relação às pessoas e as instituições. Veja só, se todos os tributos forem distribuidos na fonte, por tres, retiraremos o poder economico dos principais corruptos do Brasil. A seguir, essa fonte de poder, o Congresso, passará a ser ocupada por pessoas com um novo perfil. E as coisas acontecem, a vida anda, independente de quem estiver mandando na Economia mundial. As leis mudam. O pior que pode haver é não acontecer nada, como agora. Não acredito que os que lá estão hoje vão vender barato a derrota. Por nós tudo bem, tambem não temos a menor intenção de deixá-los vivos, depois, como fizeram os milicos. Que se há de fazer? É a vida na natureza. O mais forte vence. E assim será. Ou pretendes passar o resto da tua vida reclamando e sem nada fazer? Essa mudança individual nunca vai acontecer assim, de baixo para cima. É ao contrário, é de cima para baixo e não é pacificamente, é a força mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Concordo plenamente que no voto nada mudará, tem que ser à força, mais ou menos como no Paraguai, aos tempos do imperador Francia(?).
    Oportunamente voltamos ao assunto, apenas para refletires: por que mataram o secretário de saúde do Município de P Alegre há cinco meses e a investigação, smj, melou?
    Saúde e felicidade.
    JPMetz

    ResponderExcluir
  6. Todos criminosos sabem que prisão é ruim, que vão ficar amontoados, sujos, sofrerão espancamentos etc., então se é do conhecimento de todos os riscos do crime, por que diabos eles o cometem? Prisão é para expiar culpas, escola é para preparar o cidadão então façam por merecer escolas, vão as ruas, praças, aos gabinetes, aos palácios, protestem reclamem usem seus direitos, mas não cometam delitos pois sabem o que podem lhes ocorrer.

    ResponderExcluir
  7. Se a crueldade não diminui a criminalidade, a bondade o fará? Como? Baseado em que? Teorias? Que teorias? Na verdade temos muitos questionamentos a fazer, alguns psico-estudiosos nunca admitiram que após a retirada da importância dos pais na educação, o número de marginais aumentou, mas ninguém admite que liberdades sem responsabilidades é igual a criminalidade, corrupção, falsidade e canalhice. Acredito que devemos rever alguns conceitos politicamente corretos e nos basearmos na realidade, não podemos usar o país como laboratório de pesquisas socio-comportamentais devemos formar cidadãos de bem e politicamente formados.
    PS.: Isso ocorreu inicialmente após os nossos mestres passarem de professores, para tios.

    ResponderExcluir