quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DEMOKRACIA


O nome diz quase tudo. Do grego (Demo=povo, Kracia=governo), governo do povo. Um conceito americano seria “governo do povo, para o povo e pelo povo”. O que a Demokracia não diz é que aqueles que perdem a Escolha=Eleição, formam a Oposição, parte muito importante num sistema democrático. É da Oposição a Responsabilidade de fiscalizar o Executivo e coibir possíveis abusos que por ventura venham a ser cometidos. Quando ocorre uma transformação como a ocorrida com o PMDB, que passou de partido à quadrilha, esses conceitos de Demokracia começam a sofrer prejuízos. O PMDB não é mais um partido político. É uma mega quadrilha que serve de inspiração para muitos outros e atenta severamente contra a Demokracia. Metade do partido está no governo, outra metade está na Oposição. Ou seja, não é uma coisa, nem outra. Metade do partido está com qualquer governo que venha a ser eleito, ocupando cargos, cuidando dos negócios, e outra metade fica na confortável situação de Oposição Construtiva. O partido serve de guarida para vários e muitos políticos com negócios estranhos que rendem muito dinheiro, via recursos públicos desviados, normalmente colocados fora do pais, em paraísos fiscais e outros. E o que é grave, faz escola para outros partidos tambem se aventurarem pelo mundo do capitalismo, usando e muito da retórica socialista. E mais grave ainda: todos esses comportamentos servem muito bem aos interesses daqueles que querem nos aplicar o Decreto Lei 7.037, por exemplo, pois para esses, quanto pior, melhor para seus objetivos anti-democráticos. Infelizmente, aqueles que deviam zelar pela segurança democrática se deixam seduzir pela força do dinheiro fácil e acabam por aprovar tudo o que lhes mandam. Oposição é Oposição, não pode se vender. Quando isso acontece é o começo do fim da Demokracia. Significa que logo em seguida virá mais um período de trevas, onde a ordem é preservada, mas com prejuízos inclusive das liberdades individuais. Como diz O Profeta, “só se conhece a verdadeira profundidade do amor na hora da separação”. Assim tambem é com a Liberdade, onde a omissão de hoje pode custar caro amanha. Pensem nisso.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com voce Alfa. O PmDB nao e oposicao. E o parttido de Michel Temer, nao? E existe alguem mais oportunista do que este? E impossivel ao pais ter uma Democracia consolidada se reelegem pessoas como essa. Parece que o povo se recusa a entender que a corrupcao nao deve nunca existir! Na concepcao da maioria do povo, corrupcao e inerente ao homem publico! E nao e isso que deve ser! O politico deveria ser desprovido de ambicoes as custas do erario. Alias para mim politico nao devia nem receber salario, so ajuda de custos para sua sobrevivencia durante o mandato que nao deveria ultrapassaria 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Politica sem Medo, e são os mesmos que vão as ruas protestar quando as ditaduras vêem. São uns cínicos, falsários. E já vi muitos desses. Aqui, nesses país, não deveria haver reeleição nem para síndico de prédio. Por que mentir e se fazer de vítima é inerente a essa gente. Assim qualquer um se reelege sempre. E ainda dizem que eles é que tem "experiência". Mas não dizem de que.

    ResponderExcluir
  3. A experiencia deles e a pos graduacao em corrupcao ativa e passiva, caro alfa. Assim nao da mais, ou nos reagimos ou nos prostramos diante de uma inevitavel ditadura de bossais usurpadores do poder pela mentira, pela covardia e pela compra de votos. Temos que mostrar a esse povo que esses programas nao sao da autoria desse governo mas de governos anteriores e que necessitariam de adaptacoes para que poder ajudar no desenvolvimento sustentavel e que a longo prazo melhore realmente a vida de todos, ricos e pobres. Abracos, Tereza

    ResponderExcluir
  4. Desculpe o "bossais". O certo e bocais com cedilha, ta?

    ResponderExcluir